You are not logged in.

Announcement

 Téléchargez la dernière version stable de GLPI      -     Et vous, que pouvez vous faire pour le projet GLPI ? :  Contribuer
 Download last stable version of GLPI                      -     What can you do for GLPI ? :  Contribute

#1 2020-07-20 16:34:00

jucatoscano
Member
Registered: 2020-07-20
Posts: 2

Aprovação de solução pelo usuário

Instalei recentemente a versão 9.4.6 do GLPI em minha empresa, configurei as entidades, grupos, usuário, notificações, SLA, etc...

Mas estou com um problema, quando um usuário cria um chamado, eu atribuo ele para o técnico, o técnico faz a tratativa e dá solução, porém, depois disso quando o usuário vai fazer a aprovação da solução o campo não aparece e o chamado fica como solucionado até que o sistema o encerre automaticamente.

Como faço para que o usuário também feche o chamado?

Offline

#2 2020-07-21 13:09:30

mecmav
Member
From: Brasil
Registered: 2019-03-22
Posts: 326

Re: Aprovação de solução pelo usuário

Vc tem que disparar uma regra de requisição de validação.

Desta forma o chamado que ainda está aberto, quando o técnico atribuir uma solução o status do chamado passará a ser "solucionado", e em seguida o usuário requerente (imagino que seja este o caso) receberá uma notificação para validar a solução dada pelo técnico.

Porém o que eu te pergunto é: o seu cenário, suas regras de negócio e tal, é realmente necessário que o usuário valide a solução do técnico?

Não seria melhor um gerente responsável pelo técnico ou um gestor ficar com essa parte de validação da solução?

Offline

#3 2020-07-27 17:20:35

jucatoscano
Member
Registered: 2020-07-20
Posts: 2

Re: Aprovação de solução pelo usuário

Ola mecmav, primeiramente obrigado pela resposta.

Respondendo às suas perguntas:

mecmav wrote:

Porém o que eu te pergunto é: o seu cenário, suas regras de negócio e tal, é realmente necessário que o usuário valide a solução do técnico?

Não seria melhor um gerente responsável pelo técnico ou um gestor ficar com essa parte de validação da solução?

Não é obrigatório termos a aprovação do usuário requisitante, mas usamos esse recursos para termos um feedback com relação ao atendimento específico e também para controlarmos as soluções não eficientes, por isso, optamos por deixar esse retorno a cargo do usuário e não de um gestor.

Com relação ao problema, o que estava acontecendo é que ao inserir uma solução, o GLPI não estava exibindo o campo para a aprovação e nem os botões de Aprovado ou Rejeitado. Consegui resolver incluindo uma tarefa no chamado, ou seja, se dentro dos acompanhamentos não existir ao menos uma tarefa, o GLPI não exibe o campo de aprovação.

Offline

#4 2020-07-27 17:40:11

mecmav
Member
From: Brasil
Registered: 2019-03-22
Posts: 326

Re: Aprovação de solução pelo usuário

Sim, vc pode fazer isso também criando uma tarefa para que seja validada pelo técnico ou pelo solicitante.

Outra maneira seria vc ativar uma regra como eu disse, de acordo com o tipo de chamado, categoria ou requerente, vc pode disparar o envio de requisição de validação para um determinado usuário.

Uma outra maneira ainda, seria vc deixar que o técnico solucione o chamado normalmente atribuindo a solução, e após isso fazer com que o usuário dê sua opinião sobre o atendimento prestado, através da pesquisa de satisfação. Desta forma seria possível avaliar o atendimento do técnico e a solução dada.

Entendo que não seria muito viável fazer com que o usuário valide a solução dada pelo técnico, pois vamos imaginar que o chamado estará com o status "solucionado" (o técnico atribuiu uma solução mas ainda o chamado não foi fechado). Para que o usuário possa mudar o status de "Solucionado" para "Fechado" (solução dada pelo técnico de acordo), ele precisaria fornecer uma outra solução com uma descrição específica.

Offline

#5 2020-08-14 03:39:53

gluczkowski
Member
Registered: 2020-08-14
Posts: 8

Re: Aprovação de solução pelo usuário

Cara, acho que deve ser algo na "Vida útil do chamado" lá no perfil de requerente.

Offline

Board footer

Powered by FluxBB